Tecnologia de reciclagem - Melhores práticas e como engajar seus clientes

Published March 1, 2022

English

Nossa necessidade de dinheiro continua mais forte do que nunca. Apesar dos bloqueios e da aceleração dos pagamentos digitais, o uso de dinheiro em todo o mundo se recuperou conforme a retomada da vida normal. De acordo com a RBR, o número de saques feitos em caixas eletrônicos em todo o mundo deve aumentar 10% entre 2020 e 2026. E todas as regiões, exceto a Europa Ocidental, devem ver um crescimento nos volumes de saques de dinheiro, já que a maioria dos mercados começa a se recuperar da pandemia e de bloqueios regionais, levando a um aumento na procura de caixas eletrônicos.

À medida que os consumidores estão cada vez mais confortáveis ​​com o uso de tecnologias de autoatendimento no setor bancário, incluindo celular, internet e caixas eletrônicos, as instituições financeiras (IFs) estão transformando seus modelos operacionais para atender à demanda dos clientes em constante mudança por serviços bancários em qualquer lugar, a qualquer hora. Além disso, as instituições financeiras estão procurando adaptar não apenas suas redes de ATM e agências, mas também seus sistemas operacionais para aumentar a eficiência por meio do canal de autoatendimento combinado.

É por isso que as instituições financeiras em todo o mundo estão fazendo maior uso de ATMs de reciclagem de cédulas, com mais de 926.000 dessas máquinas instaladas (RBR 2020) e este número está aumentando a cada ano. Os caixas eletrônicos de reciclagem combinam as funcionalidades de depósito e retirada para permitir que os clientes retirem o dinheiro que outro acabou de depositar.

É uma virada no jogo, com a tecnologia de reciclagem em ATMs, as instituições financeiras podem reduzir custos e visitas de transporte de valores enquanto aumentam a disponibilidade de dinheiro para os clientes. Além disso, as empresas podem fazer depósitos fora do horário do expediente e os clientes podem sacar dinheiro sem problemas - e muitas vezes mais opções disponíveis no caixa eletrônico.

Não é apenas hardware e software


O hardware certo de caixa eletrônico e o software de gerenciamento de efetivo são fundamentais para uma implantação de reciclagem bem-sucedida e podem oferecer eficiência real e economia de custos para as IFs. Os benefícios potenciais são claros, com a capacidade de reciclagem de cédulas economizando até 50% nos custos de manuseio de dinheiro. Além disso, um software de gerenciamento de caixa eficaz pode aumentar essa eficiência em mais de 20%.

Mas, para garantir o sucesso, você também precisa trazer seus clientes para essa jornada. As considerações sobre como as instituições financeiras adotam, promovem e implantam a tecnologia para garantir a aceitação máxima do cliente são cruciais para uma implantação de reciclagem bem-sucedida.

Aqui estão nossas 5 principais dicas para garantir que os clientes considerem os caixas eletrônicos com reciclagem úteis e utilizáveis, tornando a implantação da nova tecnologia um sucesso.

5 dicas para uma experiência de usuário perfeita e bem-sucedida


Comunicar!

Adicionar nova tecnologia à sua rede de caixas eletrônicos é uma grande oportunidade para se comunicar com os clientes. É uma mensagem positiva para que saibam que seu banco continua a investir e inovar para oferecer a eles as melhores experiências, enquanto as funcionalidades mais recentes os poupam de tempo na fila de um caixa. Use todos os canais de comunicação à sua disposição - flyers pelo correio, e-mails, marketing em caixas eletrônicos, digital signage em agência e mídias sociais. Seja criativo com o conteúdo de suas mensagens para informar seus clientes de novas ofertas disponíveis, assim eles se familiarizam com as novas soluções e tecnologias disponíveis.

Ofereça uma mão amiga


Considere ter um concierge no local para oferecer suporte aos clientes enquanto eles se envolvem com a nova tecnologia. Você não quer que seus clientes fiquem frustrados e desanimados com a primeira experiência. Com alguém lá para ajudar a orientar, apoiar e educar os clientes durante as primeiras semanas, as taxas de adoção e envolvimento sem dúvida aumentarão.

Otimize a sinalização


Deixe claro para os clientes aonde ir, com sinalização clara para direcioná-los. Por exemplo, 'Banco de conveniência' atrairá clientes para a área de autoatendimento, onde uma sinalização clara pode ser usada para indicar as diferentes transações que podem ser realizadas nos caixas eletrônicos - já que você pode estar executando uma combinação de dispensa, reciclagem e outras tecnologias de serviço. Pode ser tão simples como ‘Depósito em dinheiro, depósito em cheque e saques em dinheiro’ para mostrar aos clientes que eles podem fazer todas essas transações no mesmo caixa eletrônico. Isso atenua a confusão e permite que eles usem a tecnologia ao máximo.

Orientação nos Caixas Eletrônicos


À medida que os caixas eletrônicos oferecem tecnologias mais recentes - como autenticação sem contato, transações pré-preparadas e biometria - eles se tornam mais complexos - mas também são mais intuitivos, com interfaces de usuário cada vez mais semelhantes às dos smartphones.

Para ajudar a orientar os clientes, algumas IFs usam adesivos no caixa eletrônico para mostrar onde autenticar, sacar ou depositar seu dinheiro. A orientação visual é útil nos casos em que queremos ajudar na usabilidade - por exemplo, mostrando a direção em que as notas devem ser depositadas. Além disso, a iluminação dinâmica no caixa eletrônico pode orientar os usuários para o slot correto, dependendo de qual transação eles estão realizando. O vídeo na tela e as instruções animadas também se mostraram úteis, especialmente quando os clientes são guiados por uma série de dicas de vídeo para auxiliar ainda mais nas transações. Isso permite que os clientes acertem na primeira vez, reduzindo a frustração potencial e aumentando a experiência e a adoção positivas do cliente.

Aprimore o aplicativo de software


Ajude a orientar os clientes quando eles estiverem usando o caixa eletrônico, apromore seu software do caixa eletrônico e alavanque a natureza intuitiva da interface do cliente. O software dá vida às transações, à experiência do usuário e à sua marca. O desenho da interface do software e do fluxo de transações é fundamental para a adoção de novas tecnologias. Certifique-se de que os botões da IU estão claros, as cores são atraentes, mas não distraem, e que o consumidor sabe intuitivamente como cumprir a transação do início ao fim. É uma boa prática testar o fluxo da tela do software com diferentes grupos de usuários para garantir que ele seja projetado para oferecer uma melhor experiência para todos os seus clientes.

Se você tiver em mente esses elementos, a implantação de ATMs para reciclagem de cédulas - ou qualquer nova tecnologia de autoatendimento - o colocará no caminho do sucesso. Sem ele, você corre o risco de desperdiçar seu investimento e não perceber os benefícios de eficiência disponíveis, pois os clientes continuarão a escolher o caixa que lhe oferece o caminho mais fácil e conveniente para atender às suas necessidades bancárias.

Stay on top of what's trending in self-directed banking

Download NCR's new banking magazine.

Need more information?